Não é novidade que o tabaco é prejudicial para a saúde, mas ainda assim este continua a ser uma das principais causas de morte em todo o mundSegundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), um em cada cinco adultos (pessoas acima dos 15 anos) tem o hábito de fumar, o que representa cerca de 20% da população portuguesa.
Quando surgiu, o tabaco era usado como forma de atenuar dores (analgésico). Nos tempos modernos, tornou-se rapidamente um vicío elitista. No século XX, começaram a realizar-se estudos sobre os efeitos do tabaco e verificou-se que para além deste causar grande dependência, ainda potencia uma série de doenças, tais como cancros (como é o exemplo do cancro do pulmão, da boca e do esófago), problemas dentários (como a deterioração dentária e mau hálito) e ainda problemas cardiovasculares e imunitários.
Assim como o tabaco, o álcool também é prejudicial à saúde.
Segundo a OMS, a Europa é a região com maior consumo de álcool por habitante no mundo, verificando-se principalmente nos países do Leste e em Portugal, onde estes já consomem mais álcool por habitante (cerca de 12,3 litros por ano), que os habitantes da Rússia (cerca de 11,7 litros por ano).
O consumo excessivo de álcool pode trazer diversos malefícios para o organismo, nomeadamente, doenças associadas a deficiencias gastrointestinais (gastrites, esofagite e úlceras no trato gastrointestinal alto); processos inflamatórios no pâncreas; hepatite e cirrose hepática; cancro na boca, laringe, garganta, esófago, fígado ou vesícula; perdas de memória e dificuldade de concentração; problemas cardíacos; distúrbios de humor e em alguns casos, morte.
Por outro lado, se o consumo excessivo deste é prejudicial ao organismo, por vezes, de forma irreversível, por outro lado, quando é ingerido em pequenas quantidades, pode trazer benefícios para o organismo.
Existem estudo que defendem que o consumo diário de álcool até 20g/dia, pode trazer benefícios ao sistema cardiovascular. Isto é o exemplo de um copo de vinho tinto por dia (cerca de 120ml), não prejudica o organismo de uma pessoa saúdavel.
Visto que o consumo de tabaco e de álcool trazem tantos problemas ao organismo, claro que estes factores vão influenciar negativamente quem quer remover a sua tatuagem.
A remoção de tatuagens é realizada através de laser. Este, vai atuar sobre o pigmento, transformando o mesmo em partículas mais pequenas. Estas partículas de menor dimensão serão absorvidas pelo organismo do paciente através do sistema linfático, e por fim, eliminado pelas vias naturais (urina e transpiração).
Para que vejamos diferenças de clareamento, é necessário dar tempo ao nosso sistema imunitário para fagocitar o pigmento. É assim indispensável dar tempo entre sessões para que o organismo possa "trabalhar" e eliminar o pigmento.
Se o paciente tiver hábitos de vida pouco saúdaveis, como é o caso do consumo excessivo de álcool, o organismo fica mais lento, podendo existir a possibilidade de prejudicar a capacidade do fígado e dos rins em eliminar as partículas de tinta criadas com o tratamento a laser, evitando, assim, que a tatuagem tenha bons resultados de clareamento de uma sessão para a outra.
O tabaco também pode prejudicar o tratamento, uma vez que o organismo vai estar "focado" em eliminar as toxinas provocadas por este, lentificando a circulação sanguinea. Desta forma, o organismo vai ter maior dificuldade em eliminar as partículas de tinta, e provocar assim, uma eliminação mais lenta da tatuagem.
Tendo isto em conta, a Tattoo Clinic, especialista em remoção de tatuagens, aconselha a todos que decidam remover a sua tatuagem ou que já estejam no procedimento de despigmentação de pele, que bebam muita água, pratiquem exercício físico e optarem por escolhas mais saudáveis, não só para ter uma processo de remoção mais rápido e eficaz, mas também para evitar outros problemas de saúde associados a hábitos de vida não saúdaveis.
Ao fazer pequenas mudanças no seu dia-a-dia, pode ajudar o seu sistema imunitário a ficar mais forte e por conseguinte, a acelerar o processo de remoção de tatuagem. Por sua vez, para quem mantenha o tabaco e o consumo de alcool é importante perceber que previsivelmente o clareamento da tatuagem poderá ser mais lento.
Agora que o cliente está comprometido em remover a sua tatuagem, e que já procurou um centro de remoção de tatuagens, como é o caso dos centros Tattoo Clinic, saiba que existem maneiras de acelerar o processo de despgmentação de pele de forma fácil, segura e saudável: