A micropigmentação labial é aplicada em várias situações. É usada maioritariamente, para dar contorno aos lábios e/ou dar-lhe cor, mas também volume e simetria. Noutras situações, a sua aplicação tem por objetivo a correção de imperfeições estéticas, resultantes de acidentes, cirurgias, ou até mesmo de condições genéticas. A micropigmentação na boca permite um resultado natural, sem necessidade de maquilhagem convencional, durante aproximadamente um ano.
É uma técnica bastante procurada por pessoas com lábios muito finos, sem volume e sem cor ou alguma cicatriz, ou até mesmo por pessoas que apenas pretendem retardar os sinais do envelhecimento.
Como funciona a micropigmentação nos lábios ?
Durante o procedimento é realizada a escolha do pigmento a aplicar no contorno da boca e também no interior dos lábios. A escolha da cor é efetuada com base no fototipo de pele da pessoa, de acordo com o seu tom de lábios. A aplicação do pigmento da pele é efetuado através da utilização do demógrafo que vai inserir o pigmento apenas nas camadas mais superficiais da pele, conseguindo-se assim um aspecto natural.
Quais as técnicas mais procuradas de micropigmentação de lábios?
São várias as técnicas de micropigmentação de lábios. A escolha da técnica mais adequada, depende sempre do efeito desejado.
- Efeito Batom
Nesta técnica são utilizadas cores vivas e coloridas. A escolha do tom é efetuada considerando o tom de pele do paciente e o tom de lábios que a cliente pretende obter. Obtêm-se assim um efeito de lábios pintados, sem necessidade de retoque constante, como no caso da maquilhagem convencional. Este procedimento, pode ser aplicado no contorno ou na parte interna dos lábios.
- Full Lips
Para quem deseja aumentar os seus lábios, sem recorrer a cirurgias estéticas, este é o procedimento ideal. Permite que se aumente o tamanho de um ou ambos os lábios, garantindo um efeito mais volumoso e definido, sempre sem se comprometer a harmonia da face e a naturalidade do resultado.
- Revitalização de lábios
Esta técnica é usada para pessoas que têm por objetivo o rejuvenescimento dos lábios, nomeadamente para quem quer retardar os sinais de envelhecimento. Neste procedimento não há necessidade de se introduzir muito pigmento na pele, conseguindo-se uma melhoria da aparência dos lábios e um resultado muito natural, promovendo ainda a produção de colagénio e elastina nos lábios.
- Efeito Aquarela
O preenchimento dos lábios é efetuado com o objetivo de um efeito em degradê de dentro para fora.
Quais os cuidados a ter após o procedimento de micropigmentação de lábios?
Após a aplicação da micropigmentação nos lábios é importante ter alguns cuidados, para manter os resultados obtidos durante mais tempo:
- Colocar gelo nas horas seguintes ao tratamento, para diminuir o ligeiro inchaço decorrente da aplicação da técnica;
- Utilizar um hidratante labial, nomeadamente nos 15 dias após aplicação da maquilhagem de boca;
- Não arrancar crostas decorrentes do procedimento, estas devem cair sozinhas, de forma natural;
- Utilizar protecção solar nos 30 dias seguintes ao tratamento;
- Não usar maquilhagem na zona alvo do procedimento, nem cremes com ácidos na sua composição química;
- Evitar beijos, movimentos bruscos e consumo de alimentos e bebidas muito quentes durante a fase de cicatrização dos lábios.