Atualmente a micropigmentação de sobrancelha é um dos procedimentos mais procurados, sobretudo, junto do público feminino. Antigamente, sempre que as sobrancelhas não apresentavam o volume ou a definição correta ou apresentavam algumas falhas, a única forma de correção era a maquilhagem convencional. Este procedimento acaba por ser uma solução pouco prática, dado que para além de exigir habilidade na modelação da sobrancelha, exige tempo e é apenas provisório.
Com vista a se obterem sobrancelhas perfeitas foi desenvolvida a técnica de micropigmentação de sobrancelhas, que já se tornou uma febre no Brasil e conquista cada vez mais adeptas em Portugal. Desde que este procedimento surgiu, foram desenvolvidas várias técnicas de dermopigmentação de sobrancelhas , sendo que a escolha de qual a aplicar depende sempre do resultado que se pretende obter.
Independentemente da técnica a aplicar, a pigmentação de sobrancelhas através da micropigmentação é efetuada através da deposição de tinta na camada superficial da pele, o que faz com que haja perda do pigmento com o passar do tempo e que em média o procedimento dure entre cerca de 6 meses a 1 ano. Durante o tempo de duração do procedimento é possível obter-se um design de sobrancelhas perfeito, corrigindo-se as falhas da sobrancelha e modelando-se a mesma, de forma a realçar a expressão do olhar de uma forma natural.
Este procedimento não traz os inconvenientes da antiga maquilhagem definitiva, cuja técnica consistia na aplicação do pigmento em camadas mais profundas da pele, como uma tatuagem, em que se o resultado não agradasse à pessoa, seria permanente, só sendo possível de remover com a aplicação da tecnologia laser.
Apesar de serem várias as técnicas usadas para a pigmentação de sobrancelhas , as duas que atualmente têm mais seguidoras são as seguintes:
É atualmente um dos métodos mais utilizados dado que permite um resultado muito natural. A sobrancelha fio-a-fio consegue preencher falhas na sobrancelha, modelar e melhorar o seu formato, realçando, por conseguinte o olhar. A sobrancelha fio-a-fio pode ser aplicada com o Tebori ou com um dermógrafo. Neste método, cada pêlo da sobrancelha é desenhado com a cor e design mais adequados ao rosto do paciente, com a direção e espessura dos pelos já existentes. O procedimento fio-a-fio demora em média a ser executado cerca de 1 hora e meia, podendo o resultado final ser observado em média após 1 mês da sua aplicação. Como o procedimento é implementado nas camadas mais superficiais da pele, o pigmento vai saindo naturalmente com o tempo, durando normalmente até 1 ano.
Em geral quem recorre a este procedimento, procura umas sobrancelhas perfeitas mas com um efeito natural e leve, como se as sobrancelhas estivessem maquilhadas com sombra. Bastante aplicada em casos de pelos finos e ralos. A aplicação de um fundo esfumado permite preencher as sobrancelhas e dar a impressão de muito mais volume. Consegue-se assim melhorar a definição da sobrancelha, aumentar o seu volume e evidenciar a cor das mesmas.
Similar à técnica de micropigmentação fio-a-fio, também o microblading de sobrancelhas pretende preencher e melhorar o design das sobrancelhas, através da pigmentação de pequenos fios na sobrancelha.
É comum as pessoas interessadas neste tipo sobrancelha realista ficarem confusos sobre se devem efetuar micropigmentação fio-a-fio ou microblading fio-a-fio , já que os resultados são de fato semelhantes.
Embora o resultado final seja similar, é no procedimento aplicado que se verifica a maior diferença. Na micropigmentação fio-a-fio a aplicação do pigmento é efetuada com o dermógrafo que é um equipamento elétrico que tem alguma vibração, ao passo que no microblading fio-a-fio a introdução da tinta é conseguida através da utilização do tebori, que não é eléctrico e que depende assim somente da mão do profissional.
Também a profundidade a que é inserido o pigmento é diferente. Em geral o microblading o corte é feito em profundidade de forma direta e precisa para que ocorra a implantação do pigmento. Por outro lado, com o dermógrafo o movimento de inserção do pigmento é mais leve e superficial.